domingo, 23 de março de 2008

Eu e a Tecnologia

Na casa onde eu morava estilo sobrado, há vinte anos atrás, havia no andar de baixo uma televisão que ficava na sala e praticamente era da minha avó, já que ela não perdia a programação da globo.
Na época só havia esta TV, e como eu e meus irmãos estudávamos pela manhã nosso horário de assisti-la era à tarde das 15:00h às 17:00h no máximo, após fazermos as lições de casa. Em seguida brincávamos, líamos ou escutávamos música em uma vitrola com discos da xuxa e até mesmo discos de histórias infantis.
Com o passar dos anos, fomos crescendo e a tecnologia avançando. As brincadeiras de rua, a vitrola foram ficando para trás. Deram lugar às TVs, ao microsystem com cd, ao disckman.
Assim, havia a tv da minha avó, a tv do meu irmão, a tv do meu quarto e da minha irmã e mais a tv do meu pai e da minha mãe.
Então já ficávamos assim: quando eu chegava da escola, além de estudar adorava ficar escutando música no discman, minha irmão no microsystem, meu irmão no quarto dele assistindo tv. Mas tínhamos momentos que nos reuníamos para assistir filmes no video cassete.
Mesmo assim, ainda agradeço pela minha infância não ter sido estragada pelo descontrole que acabamos adquirindo e cometendo hoje por não sabermos lidar com o avanço tecnológico.
Lembro que na minha casa ainda não havia computador e nem celular, apesar de já existirem. No fusca da minha mãe tinha um toca fitas e na escola em que trabalhava usavam mimeógrafo.
Hoje, vejo a tecnologia como forte aliada, pois torna-se importante e fundamental para a vida acadêmica e profissional, principalmente para realizações de trabalhos e pesquisas!!!

Análise da música "pela internet" de Gilberto Gil

Gilberto Gil escreveu essa letra há 10 anos atrás conseguindo sintetizar a essência do que é vivido na internet até hoje. A interpretação dessa letra se relaciona à prática da internet.
Quando ele fala em criar web site, fazer home page, relaciona-se a facilidade que a internet proporciona hoje na utilização de serviços grátis e bloggers para navegação.
Ao falar em "informar" e "infomaré" referimos ao mar de informações que a internet possibilita com o acesso aos links para todos os cantos do mundo, desde Calcutá até Helsique em questão de segundos.
Passa a mensagem de conctividade, ou seja, de ligar pessoas do mundo inteiro, falando do "juntar via internet" e "promover debate", dando possibilidade à construção coletiva.
Cita na letra a questão dos vírus e dos hackers que tentam invadir programas cada vez mais.
Letra interessante e muito criativa. Gilberto Gil utiliza a linguagem popular, sua cultura e trocadilhos com palavras da internet. Mostrou a mistura de culturas que a net proporciona.
A música se relaciona com a vida acadêmica, pois nós, eternos estudantes, temos a tecnologia hoje como forte aliada para a realização de trabalhos e pesquisas!!!!

Minhas expectativas sobre nossa disciplina: tecnologia da Comunicação em Educação

Eu, com certeza, ao participar das aulas ampliarei minha visão crítica diante deste mundo tecnológico. Não vejo a hora de aprendermos como lidar com recursos tecnológicos e saber usá-los pedagogicamente. Estar a par das inovações e contribuições da tecnologia, o que é importante para minha formação profissional e até mesmo para futuros alunos que também merecem estar atualizados no tempo em que vivemos.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Bem Vindos ao meu blog!

Registrarei neste blog minhas opiniões, reflexões, novos conhecimentos e tudo que souber de novidades a respeito das nossas aulas de Tecnologia da Comunicação em Educação.