sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Três passos!!!!!!!!!!

Teremos que fazer a análise de um software ou site. Enfatizar:


Público alvo Impresso: referência, análise e plano de aula

Equipamento necessário Apresentar: Plano de aula

Objetivos

Conteúdo

Habilidades

Pré-requisitos

Níveis de dificuldades

Interatividade

Design

Tratamento do erro

Tempo de utilização

Indicações para as disciplinas

Telas, gráficos e textos

Segundo momento da aula: dia 19/9/08

A professora apresentou em data show uma aula sobre a importância da escolha de softwares e sites adequados para aplicar junto aos alunos. Explicou os diversos tipos de softwares e suas vantagens.
A importância de softwares e sites com jogos que geram situações-problema com desafios para o usuário. E que tudo depende da mediação do professor para que realmente a situação faça sentido para o aluno.
Os jogos precisam ser utilizados para fins educacionais. Como Carmen San Diego, por exemplo, é um jogo que instiga o pensar, gera conhecimentos sobre outros países, cidades e culturas. O aluno aprende jogando, o que se torna mais gratificante e significativo pois com certeza vivenciarão coisas que não esquecerão.
A interação entre professor-aluno-softwares deve acontecer para que realmente tenha fundo educacional.

Aula do dia 19/9/08

Hoje a professora iniciou a aula comentando sobre os trabalhos apresentados. Falou de cada grupo, mostrando o que precisa ser melhorado na utilização do data show e power point, bem como da apresentação em si de cada mebro do grupo. Foram críticas construtivas que nos auxiliarão para melhor produção de trabalhos posteriores.
Fiquei um pouco "chateada" digamos assim, pois o meu grupo foi o primeiro a apresentar, tínhamos muito mais pora mostrar, mas respeitamos criteriosamente o tempo. E depois percebemos que os outros grupos não tiveram essa preocupação. Esse ponto foi conversado na aula. Outra coisa que aprendí, é a questão do ambiente influenciando na clareza e nitidez dos slides. A nossa apresentação estava muito boa no nosso computador, mas quando colocamos no auditório não ficou legal. Então esse é uma ponto que deve ser obsevado sempre e testado antes.
Enfim, a análise de cada apresentação foi muito válida.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Apresentações dos grupos!

Os trabalhos apresentados foram bastante ricos em informações. Os grupos conseguiram relacionar teoria e prática, dando exemplos de experiências vivencidas nas escolas hoje, o que ainda precisa ser mudado e os bons trabalhos que algumas escolas já estão relizando. O que achei importante é que mesmo sendo os temas diferenciados, os grupos, de forma geral, falaram a mesma língua, quando enfatizaram a importância do comprometimento que os professores devem ter para serem capazes de realizar trabalhos mais significativos, bem como a importância de estarem atualizados e não alienados diante do mundo em que vivemos e das mudanças que nos cercam. Os trabalhos enfocaram o que Perrenoud retrata em seus escritos, sobre os educadores adquirirem um olhar mais amplo diante da tecnologia, encarando-a não só como simples recurso que pode ser utilizado, mas como fundamental para inserir os alunos no meio social, educacional e profissional em que vivem.

"É preciso parar de pensar a escola básica como uma preparação para os estudos longos. Deve-se enxergá-la, ao contrário, como uma preparação de todos para a vida, aí compreendida a vida da criança e do adolescente, que não é simples". (PERRENOUD)