segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Pessoal, não se esqueçam dos 4 pilares!

A EDUCAÇÃO AO LONGO DE TODA A VIDA BASEIA-SE EM QUATRO PILARES : APRENDER A CONHECER, APRENDER A FAZER, APRENDER A VIVER JUNTOS, APRENDER A SER.

APRENDER A CONHECER, COMBINANDO UMA CULTURA GERAL, SUFICIENTEMENTE VASTA, COM A POSSIBILIDADE DE TRABALHAR EM PROFUNDIDADE UM PEQUENO NÚMERO DE MATÉRIAS. O QUE TAMBÉM SIGNIFICA: APRENDER A APRENDER, PARA BENEFICIAR-SE DAS OPORTUNIDADES OFERECIDAS PELA EDUCAÇÃO AO LONGO DE TODA A VIDA.

APRENDER A FAZER, A FIM DE ADQUIRIR, NÃO SOMENTE UMA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, MAS DE UMA MANEIRA MAIS AMPLA, COMPETÊNCIAS QUE TORNEM A PESSOA APTA A ENFRENTAR NUMEROSAS SITUAÇÕES E A TRABALHAR EM EQUIPE.

APRENDER A VIVER JUNTOS DESENVOLVENDO A COMPREENSÃO DO OUTRO E A PERCEPÇÃO DAS INTERDEPENDÊNCIAS – REALIZAR PROJETOS COMUNS E PREPARAR –SE PARA GERIR CONFLITOS – NO RESPEITO PELOS VALORES DO PLURALISMO, DA COMPREENSÃO MÚTUA E DA PAZ.

APRENDER A SER, PARA MELHOR DESENVOLVER A SUA PERSONALIDADE E ESTAR À ALTURA DE AGIR COM CADA VEZ MAIOR CAPACIDADE DE AUTONOMIA, DE DISCERNIMENTO E DE RESPONSABILIDADE PESSOAL. PARA ISSO, NÃO NEGLIGENCIAR NA EDUCAÇÃO AS POTENCIALIDADES DE CADA INDIVÍDUO: MEMÓRIA, RACIOCÍNIO, SENTIDO ESTÉTICO, CAPACIDADES FÍSICAS PARA COMUNICAR-SE.

• NUMA ALTURA EM QUE OS SITEMAS EDUCATIVOS FORMAIS TENDEM A PRIVILEGIAR O ACESSO, EM DETRIMENTODE OUTRAS FORMAS DE APRENDIZAGEM, IMPORTA CONCEBER A EDUCAÇÃO COMO UM TODO. ESTA PERSPECTIVIVA DEVE, NO FUTURO, INSPIRAR E ORIENTAR AS REFORMAS EDUCATIVAS, TANTO EM NÍVEL DA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS COMO DA DEFINIÇÃO DE NOVAS POLÍTICAS PEDAGÓGICAS.


EDUCAÇÃO – UM TESOURO A DESCOBRIR – JACQUES DELORS
UNESCO –EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI




2 comentários:

Rosiane Panhoto disse...

Oi Alusah tudo bem? Gostei desse texto que você colocou. Beijos Rosiane

Amanda disse...

Muito interessante este texto...
ele explica de uma maneira bem simples os 4 pilares!!!
Valeu a dica!!!

Bjãoooo