sexta-feira, 11 de abril de 2008

O sorriso de Monalisa (sinopse)


O texto foi escrito por dois homens- Lawrence Konner e Mark Rosenthal. Seu título faz referência a Mona Lisa (também conhecida como A Gioconda), a famosa mulher pintada por Leonardo da Vinci, cuja expressão introspectiva e leve, enigmático e triste sorriso foi analisado e celebrado por inúmeros críticos. Alguns sugerem que a obra seria um autoretrato de Leonardo. Outros que se trataria de Isabella de Aragão, e que estaria triste porque seu marido era impotente, alcoólatra e batia nela frequentemente. É descrita como a mais infeliz esposa do mundo. Todas estas teorias são interessantes quando resgatadas pelo enredo com o tema da esposa que não é feliz apesar de aparentar ser, ou do papel da mulher, enquanto ressonância da vida do marido, sem identidade própria. A própria Katherine, por sua vez, tem um sorriso calmo e terno, não demonstrando emoções beligerantes ou amargas, mesmo quando colocada em situações de conflito, embora Julia Roberts tenha uma alegria própria e um sorriso singular que dificilmente parecerá triste. Em cenas em que ela está plena, sozinha, mostra uma vitalidade interior, uma força decorrente de uma vida em que busca a arte, o desenvolvimento, o questionamento, como forma de se autorealizar, bem distinto do ideal proposto para as alunas de Wellesley, com suas vidas já organizadas e estruturadas sobre determinados esquemas prontos.

Um comentário:

Katya disse...

Alusah, poderia refazer sua análise do filme?

Identificação do filme: nome, ano, produção, direção, roteiro, elenco...
Ampliação contextual do filme;
O que o filme te fez sentir:
Imagem que ficou em sua mente;
Uma frase retirada do filme;
Relação do filme com as questões acima sobre o texto do Prof. Moran.

Vamos relacionar o filme também com o texto do Prof Moran no que diz respeito:
-aos desafios de ensinar e educar com qualidade
-as dificuldades para mudar na educação
-caminhos que facilitam a aprendizagem
-conhecimento pela comunicação e pela interiorização
-o docente como orientador / mediador de aprendizagem
-as propostas de utilização da televisão e do vídeo na educação escolar.

att,

Katya