- Educação: necessita de muitas mudanças. Precisa ter uma visão do todo e abandonar a visão exclusiva das partes. Precisa objetivar o conhecimento significativo e contextualizado.
- A educação necessita da quebra de paradigmas, de pessoas com a mente mais aberta, dispostas a inovar, criar, experenciar e acima de tudo pensar.
- O caminho para o ensino e educação de qualidade só existe quando há integração e valorização do ser.
- Alunos motivados aprendem e ensinam, avançam mais e ajudam o professor a ajudá-los melhor.
- A construção do conhecimento, a partir do processamento multimídico, é mais livre, com conexões mais abertas, que passam pelo sensorial, pelo emocional e pela organização do racional.
- Quanto mais rico é o ambiente cultural da família, mais facilmente a criança consegue construir a lógica da narrativa, organizar de forma mais rica a linguagem.
- Na sociedade atual, em virtude da rapidez com que temos que enfrentar situações diferentes a cada momento, cada vez utilizamos mais o processamento multimídico. Como por exemplo a televisão.
- Hoje há mais pessoas voltadas para fora do que para dentro de si, mais repetidoras do que criadoras, mais desorientadas do que integradas.
- As tecnologias nos ajudam a realizar o que já fazemos ou desejamos. Se somos pessoas abertas, elas nos ajudam a ampliar a nossa comunicação; se somos fechados, ajudam a nos controlar mais. Se temos propostas inovadoras, facilitam a mudança.
- Cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e os muitos procedimentos metodológicos.
- A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar possibilidades de expressão e as possíveis manipulaçoes.
- Televisão e vídeo combinam a comunicação sensorial, pelo emocional e pelo intuitivo, para atingir posteriormente o racional.
- Na sociedade da informação, todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar; reaprendendo a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário