Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados de tal forma que represente um acréscimo ao conhecimento da pessoa que a recebe. É o estado de um sistema de interesse (curiosidade). Processamos a informação de várias formas, segundo o nosso objetivo e o nosso universo cultural.
Conhecimento se dá fundamentalmente no processo de interação, de comunicação. A informação é o primeiro passo para conhecer. Conhecer é relacionar, integrar, contextualizar, fazer nosso o que vem de fora. Conhecer é saber, é desvendar, é ir além da superfície, do previsível, da exterioridade. O conhecimento se dá no processo rico de interação externo e interno.
Na minha opinião, os professores devem sempre estimular seus alunos à conhecer, aprender, descobrir, criar e pensar. Só desta forma se tornarão adultos mais críticos e interessados pelo mundo em que vivem, sendo participativos na sociedade.
quinta-feira, 10 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Alusah, a atividade a ser realizada era:
Reflexão inicial sobre o texto "Ensino e Aprendizagem Inovadores com Tecnologias Audiovisuais e Telemáticas" de José Manoel Moran, a ser colocada no blog:
O que você conservaria e o que mudaria na Educação atual?
Dê um exemplo de cada tipo de processamento de informação: lógico-sequencial, hipertextual e multimídico (explicando);
Qual a diferença entre informação e conhecimento?
Na realidade, pareceq ue você cumpriu parcialmente a atividade, mas com muita cópia do texto do Moran.
Poderia refazer esta atividade colocando também reflexões suas?
abs,
Katya
Postar um comentário