Achei o filme muito bom, pois nos permite discutir vários pontos importantes na educação.O filme fala de uma professora que diante de uma problemática soube ser criativa e inovar para tornar seu trabalho mais significativo. Esse é o papel do professor ainda hoje, está aberto para mudanças e saber inovar.O que me angustia é que ainda hoje existem pessoas fechadas e que evitam mudanças por achar cômodo o papel que exercem, mesmo diante dos avanços, da globalização e da era tecnológica.A mudança das alunas no filme também é importante destacar. Em meio de uma época cheia de preconceitos e que a dificilmente uma mulher conseguia se destacar na vida profissional, muitas ainda conseguiam enxergar seu verdadeiro valor e se sobressair.Com as aulas mais interessantes e estratégias da professora, as alunas manifestaram vontade em aprender e saber pensar, foram além de serem apenas condicionadas.Relacionando com Moran, as alunas passaram a querer aprender, já que ensinar depende também de o aluno se esforçar em querer saber e aprender.A mudança da professora resultou na mudança das alunas, e isso fez com que as aulas se tornassem mais produtivas e significativas.
O filme me fez refletir sobre a importância dos educadores conhecerem e praticarem os 4 pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto, aprender a ser.
A humanidade precisa disso para evoluir: saber colocar-se no lugar do próximo, respeitar e ter ética.
sexta-feira, 11 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Alusah,
Onde estão seus diários de aprendizagem?
Procure ao realizar seus diários de aprendizagem se soltar, se sentir à vontade para escrever: contar como se sente, estabelecer relações sobre conceitos e descobertas... Acrescentar elementos que não chegaram a ser discutidos em aula...
É um processo de auto-conhecimento e também de construção de conhecimento, aproveite...
bj,
Katya
Postar um comentário